segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Grandes Momentos da Rádio Nacional do RJ em CD


O programa "Histórias do Frazão", veiculado aos domingos das 09h às 11h na Rádio Nacional do Rio de Janeiro (AM 1.130 kHz), apresentado pelo jornalista e estudioso da MPB Osmar Frazão (foto), vai distribuir aos seus ouvintes CDs e arquivos digitais com trechos de programas da Era de Ouro da emissora, em comemoração ao aniversário da Rádio Nacional, que foi fundada dia 12 em setembro de 1936.

Os ouvintes serão presenteados com o CD "Grandes Momentos da Rádio Nacional" com a história da Rádio Nacional, a antiga PRE-8. O material é composto por trechos dos principais programas feitos pela Nacional em sua época áurea, uma pérola que não pode faltar ao acervo de nenhum ouvinte ou colecionador.

No conteúdo está o prefixo histórico da Rádio; o Correspondente Internacional; o "Alô Alô, aviadores do Brasil", famoso na voz de Jorge Veiga; o "Programa César de Alencar"; "Balança, mas não cai"; "Jerônimo, o Herói do Sertão"; "Programa Francisco Alves"; "Programa Manoel Barcellos"; "PRK-30"; "O Sombra"; e muitos outros programas inesquecíveis.

Para ganhar o CD ou receber o arquivo digital (MP3) o ouvinte terá que responder a seguinte pergunta:

"Qual o primeiro nome verdadeiro, o prenome de batismo, de César de Alencar e de Paulo Gracindo?"

A resposta deve ser dada, na forma de comentário, na página que Osmar Frazão mantém na Internet: www.historiasdofrazao.com.br, no link para o Diário do Frazão.

Boa sorte aos interessados.


FONTE: Rádio Agência
Colaboração Emilcio Rogério Zuliani

Morre Franz Netto, o primeiro repórter aéreo do Brasil


O radialista e jornalista João Ambrozio Netto, mais conhecido como Franz Netto (foto), morreu na tarde desta quarta-feira (26) vítima de uma parada cardiorrespiratória, provocada por um infarto.

Apresentador do "Jornal da Cidade", na Rádio Dirceu AM (730 kHz - Marília/SP), sofria de hipertensão e depois de passar mal pela manhã, pediu que esposa fosse até unidade de saúde em frente à casa do casal no bairro Lácio, para pedir ajuda.

Ao retornar, por volta das 13h, Marineusa Rocha, com quem Franz morava há 14 anos, o encontrou caído no corredor. Equipe de resgate foi acionada e levou o radialista até o Hospital das Clínicas, onde deu entrada às 13h41 já sem vida.

Final de semana de "baixas" no Rádio brasileiro




Nos últimos dias, o Rádio perdeu figuras importantes. Nomes que marcaram a história deste importante meio de comunicação, o Rádio.

Neste final de semana, mais três nomes famosos, partiram deixando saudades: O locutor esportivo, Doalcei Camargo; o radialista Francisco Carioca; e o cantor Bob Nelson.


DOALCEI CAMARGO
Morreu de infarto, na madrugada deste sábado (29), o locutor esportivo Doalcei Bueno de Camargo, aos 79 anos. Doalcei começou sua carreira aos 16 anos de idade na Rádio Tupi carioca. Passou pelas Rádios Globo, Continental, Tamoio, Nacional e Guanabara, todas no Rio de Janeiro.

O corpo do narrador foi velado no cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, e cremado neste domingo (30), no Memorial do Carmo, no Caju.


FRANCISCO CARIOCA
Na última sexta-feira (28), faleceu o radialista Francisco Carioca, aos 69 anos, que lutava contra um câncer no pâncreas. Francisco trabalhou no Sistema Globo de Rádio e ficou conhecido pelo bordão:
- "Aqui, Francisco Carioca. Aí, você, ouvinte, que é o mais importante!".

Apesar de ter se tornado famoso no Estado do Rio de Janeiro, Francisco Carioca nasceu em Ubá - MG, e ingressou no Rádio por meio de seu conterrâneo,
Ary Barroso.

Também trabalhou na Rádio Tupi e Manchete (RJ). Em São Paulo, dirigiu a extinta Rádio Difusora 650 kHz, atual Rádio Mundial AM.

Ele foi enterrado na tarde deste sábado (29), em Macaé, na Região Norte Fluminense