domingo, 19 de abril de 2009

19.04 - Jornalista de afiliada da TV Globo é demitido pós vídeo do You Tube

Afiliada da TV Globo em Fortaleza volta atrás em demissão de jornalista
Por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA

A TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo em Fortaleza (CE), voltou atrás na demissão do jornalista Mário Costa. O profissional havia sido desligado da empresa após um vídeo em que ele aparece discutindo com uma jornalista da TV Jangadeiro, afiliada do SBT, ser divulgado no site de compartilhamento de vídeos YouTube.

Os dois se desentenderam em razão de uma entrevista com testemunhas de um acidente. Gravado pelo cinegrafista da TV Jangadeiro, o vídeo, de 2 minutos e 8 segundos, foi editado, mostrando apenas a reação de Costa. Em menos de uma semana ele teve cinco mil acessos e, no dia 6 de abril, o jornalista foi demitido da emissora.

Fontes do Portal IMPRENSA afirmaram que o estado de saúde de Costa - que sofreu um princípio de infarto após o anúncio da demissão - alterou a decisão da empresa. O profissional no momento está afastado da TV.

Para ele, "o mais importante é que as opiniões sobre o vídeo mudaram de forma categórica. Independentemente de quem errou, o vídeo não deveria estar no ar, e as pessoas estão percebendo isso".

Com a decisão de manter o funcionário nos quadros da empresa, a TV Verdes Mares o afastou por 90 dias, para que o jornalista pudesse cuidar da saúde. Seu retorno efetivo à emissora será negociado quando findar sua licença.