sexta-feira, 22 de maio de 2009

22.05 - Audiência FM do Rio Fev / Abr

Band News cai, Globo Fm sobe, Paradiso sobe e a Roquette afunda.
Do site tudo rádio: http://www.tudoradio.com/noticias.php?noticia=2142&q=Ranking


Divulgado pelo Instituto Ibope o mais recente resultado de audiência que envolve as rádios FMs do Rio de Janeiro. Segundo a pesquisa (todos os dias, 05h-00h) a FM O Dia FM 100.5 permanece absoluta na liderança geral, ainda sem sentir ameaças diretas da sua principal concorrente, a Beat 98 FM 98.1 (rádio que ocupa a segunda colocação geral mesmo com apenas 1 ano e 1 mês no ar).

Uma das principais novidades do ranking carioca continua sendo a Nativa FM 96.5. A rádio conquistou a quarta colocação geral na pesquisa do período anterior, dando sinais que voltou a disputar as primeiras colocações. A rádio chegou a ocupar a vice-liderança em 2007, porém caiu com a criação da Beat 98. Hoje a FM supera em audiência a forte 93 FM 93.3, de programação evangélica.

A adulta JB FM 99.7 e a jovem Mix FM 102.1 seguem tranquilas no ranking geral. Isso porque nenhuma concorrente demonstra força para incomodá-las no Rio de Janeiro. Com isso as rádios continuam ocupando as mesmas posições há meses, sendo lugares de destaque no ranking de audiência carioca.

Ainda no adulto a Paradiso FM 95.7 reagiu pra cima da Antena 1 FM 103.7, ultrapassando a concorrente no ranking geral. Pode ser um sinal de que, a médio prazo, a JB FM possa ter uma concorrente direta na briga pela liderança no segmento. A Paradiso foi a principal surpresa apontada pelo ranking.

Outra novidade importante no ranking carioca: CBN FM 92.5 supera a Bandnews FM 94.9. As mudanças realizadas em 2008 pelo Sistema Globo de Rádio auxiliaram nessa virada de jogo no Rio de Janeiro, única praça onde a Bandnews levava vantagem pra cima da CBN. A briga pode esquentar nos próximos resultados.

Entre as religiosas a Rede Melodia (atual Nova Melodia FM 97.3) segue na terceira colocação geral, com boa vantagem sobre a 93 FM 93.3. As demais rádios religiosas do Rio estão muito distantes dessas duas emissoras.

Confira o ranking geral (Fevereiro a Abril/2009, todos os dias, 05h-00h)

01 – FM O Dia FM 100.5
02 – Beat 98 FM 98.1
03 – Nova Melodia FM 97.3
04 – Nativa FM 96.5
05 – 93 FM 93.3
06 – JB FM 99.7
07 – Mix FM 102.1
08 – Paradiso FM 95.7
09 – Antena 1 FM 103.7
10 – MPB FM 90.3
11 – 107 FM 107.1
12 – Rede Aleluia FM 105.5
13 – Transamérica Pop FM 101.3
14 – Catedral FM 106.7
15 – Costa Verde FM 91.7
16 – CBN FM 92.5
17 – Bandnews FM 94.9
18 – Gospel FM 107.9
19 – Oi FM 102.9
20 – Nossa Rádio FM 89.3
21 – 104,5 FM 104.5
22 – Mec FM 98.9
23 – Roquete Pinto FM 94.1

22.05 - Os insetos na emissora (texto que plagiei do blog do Rui Jobim)

Todos os dias, a formiga chegava cedinho à rádio e pegava duro no trabalho, arrumava a mesa de som, limpava o estúdio para editar matérias e operar programas ao vivo, para mais um dia de programa. Só ia pra casa muito tarde. A formiga era produtiva e feliz. O coordenador de emissora, Senhor Marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. Colocou uma barata, que tinha muita experiência em relatórios, mas não tinha sentado em uma mesa de áudio, como supervisora de operação e também artística, o que realmente ele sabia fazer. E o IBOPE nada...

A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga, e começou mudando o horário da formiga toda semana. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e a organizar suas "viagens" na programação da emissora e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas da emissora. Dona Lesma, esposa do seu Marimbondo, vendo as mudanças, tratou de também tirar casquinha da formiga e começou criar tarefas para ela e a fazer barulho para esconder o silêncio de sua incapacidade para não pensarem que ela só estava na emissora por viver à sobra do marido. E o IBOPE nada...

O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das audiências que eram mostradas em reuniões e mais reuniões que duravam o dia inteiro. A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!

O marimbondo, sobrinho político e nunca trabalhou numa emissora, concluiu que era o momento de criar a função de gestor de emissora para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que também nunca pisou em um emissora antes, mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial. A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente (sua assistente na emissora anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias na transmissão e pesquisa de opinião linear e um controle do orçamento qualitativo que aplicara na pensão onde trabalhava anteriormente. A formiga já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais aborrecida. E o IBOPE nada...


A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer um estudo de audiência prévia. Mas, o marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora que nunca tinha trabalhado em rádio, para que fizesse um diagnóstico da situação.
A coruja permaneceu seis meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: Há muita gente nesta emissora! E adivinha quem o marimbondo mandou demitir? A formiga, claro! Porque ela andava muito desmotivada e aborrecida nos estudio, toda manhã.A esposa, dona Lesma, continua em seu silêncio e apenas fazendo barulho no ouvindo das coitadas e novas contratadas formigas e sentada à sobra do marido, hoje, diretor da emissora.
E o IBOPE nada...
Uma pergunta com ironia: Você já trabalhou na Rádio Rádio Roquette???

22.05 - Acordo entre emissoras custou R$ 8 milhões

Quem ouvir a programação da Rádio Tupi AM vai perceber que já não é mais segredo o arrendamento da rádio Antena 1 FM, emissora de música voltada para as classes A e B do Rio de Janeiro. As informações de bastidores dão conta de que o negócio foi fechado por R$ 8 milhões, num contrato assinado pelo dono da Antena 1, Paulo Maia; o diretor geral da Tupi, Alfredo Raymundo; e o presidente dos Diários Associados, Mauricio Dinepi. Todos os apresentadores estão fazendo chamado "vivo" para o lançamento.

22.05 - TUPI Fm não pode " rodar 'no Rio

A marca Tupi Fm não pertence ao Grupo dos "Diários" e sim ao grupo CBS, do Sul, e não pode ser usada no Rio.Só por isso que a Nativa continua Nativa.

22.05 - Confirmado, Tupi Am também em FM

Da BRN

A Rádio Tupi AM (1280 kHz), passa a ser retransmitida também pelo canal FM 96,5, ocupado pela Nativa FM, emissoras administradas pelos Associados.

A Rádio Nativa FM passa no dia 1º de junho para o canal 103,7, que durante 27 anos estava a Rádio Antena 1 FM.

Especula-se que a Tupi carioca "estrategicamente" espalhou um boato no mercado radiofônico sobre a chegada da Tupi FM (104,1 MHz) de São Paulo do Grupo Mundial, (Ex-CBS), inclusive com uma circular enviada aos próprios funcionários negando que estava envolvida na negociação. A informação foi divulgada aqui no Brasil Rádio News, e tratava-se apenas para desviar a atenção da concorrência.

A emissora carioca passa a ser retransmitido no AM e FM repetindo o sucesso de algumas emissoras com a Rádio Bandeirantes de São Paulo (840 AM e 90,9 FM), Rádio Eldorado ( AM 700 e 92,9 FM), Rádio Itatiaia (610 AM e 95,7 FM), Rádio Gaúcha (600 AM e 93,7 FM) e CBN Rio (AM 860 e 92,5)

No Rio de Janeiro com o fim das operações da Rádio Antena 1 Lite FM apenas três emissoras adultas passam a dividir o mercado: JB FM (99,7), Paradiso FM (95,7) e MPB FM (90,3).

22.05 - A Direção da Rádio Globo enviou este e-mail para os funcionários sobre o caso antena 1

Tomamos conhecimento que a Rádio Tupi está arrendando a frequência da Antena 1 no Rio de Janeiro e que a partir de 1 de junho estará com seu sinal em AM e FM.
Gostaria de de reafirmar que o Sistema Globo de Rádio estará enfrentando esse desafio com toda a energia que nos faz líderes de mercado há mais de 40 anos e que, certamente, sairemos fortalecidos e vitoriosos nesse novo momento do mercado. Confiem na capacidade da diretoria em transpor obstáculos.

O mercado começa a se movimentar. Mudanças no dial e administrativas.
Quanto a idéia da Tupi em transmitir em Fm, acredito ser o futuro próximo. Ouvintes estão procurando o rádio não mais para apenas ouvir música, está querendo conteúdo de qualidade.O formato radiovitrola já não mais está em moda. Quem sair na frente produzindo conteúdo e qualidade estará muitos passos na frente da concorrência.Ouvir músicas, a internet já da conta. O grande público do rádio Fm é o jovem que agora só ouve o que quer e busca na "Grande Rede".