quarta-feira, 21 de outubro de 2009

interativa começa a funcionar com transmissão na web e em FM

Marcos Lauro
Do IDG Now

A emissora Jelli.net permite ao público controlar que músicas são veiculadas por meio de um sistema de votações ao vivo no site.

A rádio online interativa Jelli entrou em sua versão beta na segunda-feira (19/10), após cerca de sete meses em fase de testes internos. O sistema da página permite ao ouvinte ter total controle ao vivo sobre a programação e as músicas que tocam na rádio.

O programa é transmitido ao vivo enquanto os internautas podem votar no que gostam ou não. Se uma música recebe muitas votações negativas, ela é tirada do ar imediatamente e a lista segue. É possível também votar nas próximas músicas, além de interagir com os outros usuários.

O serviço surgiu em março, com transmissões feitas unicamente pela internet, 24 horas por dia. A partir de junho, a Jelli passou a transmitir um programa semanal de duas horas na rádio Live 105 KITS, de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos.

No caso da transmissão do programa na rádio FM, a lista de músicas é trocada dez minutos antes de entrar no ar, para uma mais comum ao formato com versões editadas ou censuradas.

O destaque da novidade são os recursos de interação social. "O aspecto social da rádio é tão importante quanto as músicas que tocam nela", afirmou um usuário do serviço, conhecido pelo apelido HanSolo. No site, é possível conversar com os outros visitantes, procurar por usuários, enviar mensagens particulares, entre outros.

A Jelli está negociando com empresas de mídia para ampliar o serviço ao território nacional e internacional. Um negócio já foi fechado com a empresa de transmissões Austereo para que o programa vá ao ar na Austrália. Em todos os casos, o controle da programação ainda fica a critério dos internautas do mundo inteiro que acessam o site.
-----------------------------------
Bela iniciativa da Jelli. Mas aqui no Brasil isso não é novidade, certo? Apesar de não termos ainda uma rádio 24h com tamanha interatividade, já (ou)vimos diversas experiências que chegaram perto. Algumas estão no ar até hoje:

- Em 2007, a 89 FM de São Paulo lançou o iPlay, faixa de horário em que o ouvinte/internauta podia escolher desde as músicas até as vinhetas executadas.
- Antes disso, em 2006, a Ipanema FM deixou a madrugada inteira aos cuidados do ouvinte, no programa chamado My Player.
- No dia 17 de dezembro de 2007, o Rádio Base esteve no lançamento do Radar Cultura, projeto da Rádio e TV Cultura de São Paulo. O Radar acabou não alcançando o público da maneira desejada e, depois da fase inicial, deu uma murchada. Mas continua.

Enfim, só alguns exemplos de que nem só lá fora os profissionais de comunicação colocam a cabeça para funcionar. Aqui no Brasil, ô ô, também se faz crossmedia.

Sintonizador de rádios on-line chega ao Brasil

Chegou ao Brasil o Myine Ira, um sintonizador de rádio FM que, conectado a internet por meio de uma rede sem fio, é capaz de tocar mais de 11 mil rádios on-line. O novo equipamento é fabricado pela Mobimax. O sintonizador não possui caixas de som, dessa forma, para o Ira funcionar o usuário deve ligá-lo ao aparelho de som normal ou a um conjunto de caixas amplificadas. Os cabos necessários e controle remoto acompanham o equipamento.

De acordo com o fabricante, basta possuir um roteador wireless que, em apenas três minutos, todas as estações já estarão disponíveis. O aparelho armazena até 40 estações e ainda seleciona as rádios por gênero ou localização.

Além das emissoras de rádio tradicionais, a chegada desta nova ferramenta irá possibilitar uma maior ascensão do mercado de web rádios, ao qual vem ganhando cada vez mais novos adeptos.

Inicialmente o Myine Ira está custando cerca de R$1mil ao bolso do brasileiro. Com o crescimento das vendas, a tendência é de que o preço do equipamento seja reduzido paulatinamente.

Fonte: Só Rádio

Novo progama de samba na Rádio Manchete AM - RJ

A Rádio Manchete AM (760 kHz), em pouco tempo de estreia do programa "Samba é Coisa Séria" já começa os preparativos da programação para o Carnaval 2010 e reforça o posicionamento do programa no mercado de samba e carnaval. Sob o comando do talentoso David Rangel e a participação da comunicadora Acácia Vieira, "Samba é Coisa Séria" pretende divulgar nas principais mídias eletrônicas o conteúdo do programa.

A equipe recebe dois reforços, o primeiro é o jovem web designer Leandro Oliveira, agora cuida de toda a parte virtual do programa , no twitter , orkut, facebook e tambem administra o blog do programa em tempo real , incluindo fotos e noticias sobre o mundo do samba e do carnaval carioca.

O outro reforço é do veterano jornalista e artista plastico baiano Áureo Abilio ( que ja foi diretor da revista Ele & Ela da Bloch editores nos anos 70 / 80 ) criador da logomarca do programa , que em breve irá estampar as peças promocionais do programa.


Serviço:

Rádio Manchete AM (760 kHz)
Programa Samba é Coisa Séria
Domingos apartir das 21h
Email: sambaecoisaseria@radiomanchete.com.br
Blog: http://www.sambaecoisaseria.blogspot.com

Ouça a Rádio Manchete na internet acessando o endereço: http://www.radiomanchete.com.br/